sexta-feira, 11 de abril de 2008

2 anos de Amado na Bahia

Restaurante comemora aniversário em jantar especial
com menu de Trufas e chef internacional

Há apenas dois anos estreava em Salvador o restaurante Amado e nesse curto espaço de tempo ele conquistou definitivamente o seu lugar na preferência de baianos e visitantes. Nada menos que o “Melhor Restaurante da Cidade”, na opinião de especialistas e na avaliação das melhores publicações do ramo gastronômico no país. Para celebrar tanto êxito, o chef-proprietário Edinho Engel convidou o colega italiano Cláudio Savitar – especialista em Trufas – para elaborar um menu especial, a quatro mãos, em jantar que acontece no dia 15 de abril, no próprio restaurante. O valor por pessoa é de R$ 190,00 (cento e noventa reais) sem bebidas incluídas.
O menu do jantar traz as melhores combinações feitas com trufas em uma grande quantidade de pratos. As características dos dois chefs estão presentes em todos os pratos. O menu especial é feito tanto com trufas negras como brancas. Algumas das opções do cardápio são “Linguado e Vieiras em manteiga de trufas brancas com aspargos e purê de batatas”, o “Risoto de parmesão com trufas negras de verão” e o “Salteado de foie gras com trufas bianchetti e risone com legumes”.
O chef italiano Cláudio Savitar é especialista em trufas e começou ainda criança a manejar o ingrediente. Seu pai colhia e comercializava o produto, principalmente com restaurantes da região de Florença e Cláudio seguiu este caminho até criar, em 1981, uma pequena padaria e mercearia chamada Savitar, em sociedade com sua esposa. A empresa cresceu enormemente e hoje exporta para diversos países, em todos os continentes. O chef divide seu tempo entre selecionar e preparar as especialidades com trufas do Savitar e viagens pelo mundo em busca e compartilhamento de idéias sobre este ingrediente.
Localizado em um antigo trapiche abandonado às margens da Baía-de-Todos-os-Santos, o Amado abriu suas portas há dois anos na capital baiana e puxou uma nova onda de bons restaurantes na cidade. Ele já conquistou os principais prêmios gastronômicos da cidade. Sua excelente cozinha é assinada pelo chef Edinho Engel, proprietário da casa e do também laureado Manacá, famoso restaurante da praia de Camburi – Litoral Norte de São Paulo. Em 2006, logo que abriu, ele recebeu a “Estrela” do Guia 4 Rodas, o “Melhor Contemporâneo” pela Veja Salvador e pela Gula e o “Chef do Ano” pela Gula. Em 2007 veio a consagração. Pela Gula, o Amado levou o 1º lugar nas categorias Carta de Vinhos, Contemporâneo e, mais uma vez, o prêmio especial “Chef do Ano”. Pela Veja Salvador, foi grande campeão ao conquistar a “Melhor Carta de Vinhos”, o “Melhor Chef”, o “Melhor Contemporâneo” e - o prêmio máximo – o “Melhor da Cidade”.
A cozinha do restaurante é realmente especial. De conceito contemporâneo e “alma” brasileira, ela utiliza ingredientes de alta qualidade e técnicas precisas. O simpático Edinho comanda tudo, assessorado por uma excelente equipe de cozinheiros. De lá saem petiscos, entradas e pratos de peixe, carne, aves, massas, risotos e frutos do mar, além de deliciosas sobremesas.
Edinho Engel realmente acertou em suas escolhas. Debruçou-se nas águas da Bahia com vistas para o Mercado Modelo, Elevador Lacerda e Forte São Marcelo. O projeto arquitetônico e a decoração de primeira aliaram-se ao distinto cardápio e conquistaram público fiel, crescente e de alto nível. “O Amado procura se encaixar num viés muito interessante da cultura baiana: o orgulho da tradição e o diálogo fácil com as outras culturas. A Bahia é sempre atual, rica e marcante. E é assim que a gente procura fazer o restaurante, numa busca constante por excelência. O nosso objetivo é melhorar sempre”, registra o chef.
* Sugiro entrevista com o chef Edinho Engel para tratar sobre os dois anos de atuação na Bahia com o Amado, o sucesso em Salvador e sobre como desenvolve sua cozinha no estado.

2 Anos de Amado - Jantar
Menu Especial de Trufas
Com os chefs Edinho Engel e Cláudio Savitar
Dia 15/04 (quarta-feira), 20h30
Valor: R$190,00 (cento e noventa reais)
Bebidas não inclusas
Reservas pelo telefone: 3322-3520

Av. Lafayette Coutinho, 660, Comércio.
Salvador-BA. CEP.: 40015-160
Reservas: (71) 3322-3520

Nenhum comentário: